A Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN) é um laboratório internacional na vanguarda da pesquisa experimental em física de partículas. Seus experimentos dependem da existência de aceleradores poderosos.
O LHC é o maior e mais poderoso colisor de partículas do mundo e consiste em um acelerador circular de 27 km de comprimento, que está 100 m abaixo do solo, localizado na fronteira franco-suíça perto de Genebra. Ele usa ímãs supercondutores para acelerar partículas a energias muito altas.
Antes de entrar no LHC, os prótons passam por um conjunto de estágios aceleradores. Os prótons vêm da ionização de átomos de hidrogênio.
Dentro do acelerador, dois feixes de partículas altamente energéticas viajam a velocidades próximas à da luz antes de colidir. Colisões entre feixes de prótons são estudadas em energias de centro de massa de até 13,6 TeV.
Os feixes de prótons são guiados ao redor do anel pelo forte campo gerado pelos eletroímãs supercondutores. Para atingir tal estado de supercondutividade, um sistema complexo de ímãs, incluindo 1232 dipolos, deve ser resfriado a uma temperatura de 1,85 K para atingir um campo magnético de 8,33 T.
Havendo quaisquer questões e dúvidas, nos mande um DM!